Buscar

Orí - a divindade que mora em mim.


O termo Orí é habitualmente traduzido como cabeça. As pessoas que são praticantes de alguma das religiões de matriz africana já ouviram falar de orí e também de seu culto chamado bori. Mas afinal o que é o Orí?

Ori é para a cultura Iorubá, o guardião pessoal e divindade primordial que compõe o que somos, e o que seremos, pois Orí é o guardião da nossa identidade, da nossa vitalidade e ainda detém informações sobre nosso comportamento e possui os segredos que nossa consciência não alcança.

Por vezes, muitas pessoas se encontram deprimidas ou sem expectativas para vida, nada dá certo, nenhuma oração ou mesmo trabalho espiritual funciona.

Nada funcionará quando o orí esta desalinhado de nosso corpo!

O Orí se comunica conosco por meio de sonhos e de intuição, também é possível ouvir o que Orí tem a dizer por meio do oraculo (merindilogun /búzios). O Orí é capaz de estabelecer contato fenomenológico com outras energias e espíritos, que podem avisar de perigos e de sucessos. Porém, nosso modelo de educação altamente barulhenta, consumista e voltada para as redes sociais, não permitem que nós tenhamos a capacidade de voltarmo-nos para nós mesmos e nos conectarmos com o mais intimo e sagrado do nosso ser que é o que somos.

É recomendável a todos os devotos de orisá e até os que não são, escolher um momento do dia para fazer meditações orações ou até mesmo silenciar para ouvir as vozes que lhe habitam e assim cultuar aquilo que de mais sagrado o criador de tudo colocou em nós que é a nossa essência mítica/espiritual que na tradição ioruba chamamos de Orí.

Orí seja para nós, o que já é desde os tempos passados, o grande ogbon ou seja o grande sábio que oriente nossa vida. E que a humildade permita-nos a sensibilidade de ouvir o que Orí quer sempre nos dizer.

Ori O !

Henrique Silva - Sacerdote do culto dos orixas de tradição nago/ioruba é professor especialista em filosofia e história afrobrasileira. também é compositor e musico.

257 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo