Buscar

Ibin Orisa - má sorte vinda por imposição do Orisa ou por nosso caráter?


O conceito de ibin Orisa pode ser enganador, eu já ouvi falar coisas do tipo: Orisa lhe odeia , está com raiva, atrapalhando sua vida.. “o santo” está lhe tirando tudo.

Tal descrição é errônea Orisa não acaba com a boa sorte, ou atrapalha a vida, como se fosse expressão da sua ira ou revolta.

Vingança divina é um conceito cristão, não é considerado dentro do conceito yorubá. O efeito negativo de um Orisa sobre uma boa sorte, na verdade, podemos dizer que é uma falha pessoal do próprio ser humano em não viver em harmonia com seu Orisa em especial, Orisa Eleda.

Eledá (O Senhor da Criação) é um dos três elementos constituintes da alma humana, conhecido como o “Guardião Ancestral”.

O ibin proveniente de um Orisa é mais bem compreendido como um aviso, um sinal que algo precisa ser visto para alcançar a harmonia com os atributos do Orisa em questão.

Os Orisa sempre falam em Ifá, em algum odu aonde precisamos melhorar, quais as escolhas que deveríamos fazer para nossa vida, o que devemos deixar sair da nossa vida e o que devemos buscar para nossa vida.

E também fala quais os sacrifícios ou trocas que devemos fazer para nos livrar do Ajogun, mal do mundo ,ibi iku Morte, Ibi Arun doenças , Ibi ofo perdas, Ibi Ija guerras, Ibi ota inimigos, Ibi Sepe maldições ( inimigo espiritual).

Normalmente em uma consulta algumas pessoas falam do Orisa como se fossem eles o Ajogun, não concordo com está fala, não é verdade.

Se Orisa é um ancestral da sua família, precisamos saber de que forma devemos agir para ficarmos em harmonia com este, e assim, obter seus privilégios e orientações de como nos livrarmos da má sorte ( Ajogun) que vem como inimigo dos antepassados ou nossos próprios que herdamos, ou seja, as dividas que não foram pagas.

Quando nascemos, saímos do Orun rumo ao Aiye, Esu coloca Elenin como nosso vigia para saber se vamos cumprir com os nossos juramentos, obrigações com a nossa ancestralidade.

Elenin ( espiritualidade do obstáculos), vem fazer a cobrança, porque alguém tem que pagar a conta dentro desta linhagem Ancestral, se não cumprir os obstáculos começam a surgir. Elenin é quem vem punir os descendentes em relação a dívidas existentes nas nossas linhagens, ou algum pacto feito no Orun (céus), antes de ser feita a viagem ao Mundo Aiye.

Estes relatos acima são as interpretações de longos estudos e aprendizados.

Não quero provar nenhuma verdade, até porque não há verdade absoluta. Este é o meu entendimento.

As atitudes erradas das pessoas em modo geral, alimentadas por Elenin (Obstáculos), com os Ajoguns do vício, da ambição , mentira e da traição, e o Ajogun da ingratidão e do mal caráter, é que leva ao estado de destruição e perdas durante sua jornada da vida, ou seja, é a própria pessoa surrando sua vida sem saber que está vivendo um Ibi por erros próprios ou por dívidas de antepassados.

Como saber?

É aonde Ifá é necessário, pois ele é a testemunha do destino. Através do oráculo podemos saber como obter ajuda necessária para encontrar a solução, o remédio, a forma de pagar a dívida nos reconciliarmos com os nossos, para vivermos uma vida leve e próspera..

Cabe ressaltar, a nossa sintonia com o sagrado é alimentada através do bom caráter (Iwa pele) e das atitudes de generosidade (Omoluabi) com o próximo.

O sagrado espera e deseja que a evolução e religiosidade seja sempre íntegra.

Espero com esta reflexão, ter colaborando com o crescimento espiritual de cada um dos senhores.

Asé Asé Asé

João Silva Fernandes de Souza - Babalawo Ifaniyi é sacerdote de Ifá e Orixas do Templo Ile Omim Asé Onipe Oba Nla Igbóná, também é advogado e administrador

Contato : joaofsouza6@gmail.com

121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo